terça-feira, 11 de novembro de 2014

PALCO GIRATÓRIO

Guerras, Formigas & Palhaços - Grupo Estação de Teatro
Proibido Elefantes - Giradança

Dois grupos potiguares farão parte da programação do Circuito Palco Giratório Sesc 2015, maior projeto de intercâmbio e difusão das Artes Cênicas no país. Os espetáculos “Proibido Elefantes”, do grupo Gira Dança e “Guerra, formigas e palhaços”, do grupo Estação de Teatro, serão apresentados em todos os estados brasileiros, totalizando cerca de 40 apresentações. A novidade foi divulgada após encontro de curadores do Palco Giratório, na cidade do Rio de Janeiro.
O espetáculo “Proibido Elefantes”, do grupo Gira Dança também foi selecionado para abrir oficialmente a temporada 2015 do Palco Giratório, no mês de março, na cidade de Brasília.  Além dos espetáculos selecionados, os dois grupos levarão no repertório “Sobre todas as coisas” (Gira Dança) e a peça infantil “Estação de Contos” (Estação de Teatro).
A circulação desses dois grupos em 2015, colocará na vitrine a produção cênica do RN e o trabalho do Sesc no incentivo à produção artística do estado, abrindo novas janelas para que outros grupos circulem nacionalmente. Desde 2006, quando o Clowns de Shakespeare se apresentou pelo Palco Giratório, nenhum grupo potiguar havia circulado pelo projeto.
Para o diretor artístico do Gira Dança, Anderson Leão, essa seleção é vista acima de tudo como conquista – já que em 2015, o grupo completa 10 anos. “É uma honra levar a cultura do RN pelo país. Nos tornamos  uma referência nacional e por meio do nosso trabalho sério, conseguimos fazer as pessoas conhecerem esses artistas com corpos diferenciados e mudar o pensamento delas. Vai ser um ganho muito importante pro Sesc, pro Gira e pro público”, destacou Leão.
“Participar do Palco Giratório fazia parte do nosso projeto e é a concretização de uma parte dele. Acreditamos muito no trabalho do Sesc, pois o incentivo que a instituição dá ao teatro é essencial.  O grupo está imensamente feliz. Além disso temos certeza que por meio desse circuito colheremos mais frutos”, comemorou o diretor do grupo Estação de Teatro, Rogério Ferraz.
Gira Dança 
Criado em 2005, o Gira Dança é uma companhia de dança contemporânea com sede em Natal, e tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, utilizando o conceito do corpo diferenciado como ferramenta de experiências. O espetáculo “Proibido Elefantes” teve estreia no ano de 2012 e fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos; que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade.
Estação de Teatro
Criado em 2009, o grupo Estação de Teatro estreou o espetáculo “Guerra, formigas e palhaços” no ano de 2013. Com forte teor político e filosófico, sem abrir mão da ludicidade, da subversão e da comicidade, o espetáculo conta a saga de dois militares, últimos remanescentes de um batalhão de combate, que se encontram perdidos em uma guerra à espera de reforços. Porém, quando todas as saídas parecem se fechar, um fato inusitado acontece: o batalhão de dois homens finalmente se depara, estupefato, diante daquele que pode carregar o último fio de esperança.

Um comentário: