domingo, 17 de março de 2013

Na mala levo arte e alegria...

Início de mais um projeto. Primeira sensação: Frio na Barriga!
Chegou o período de executar o "Projeto Pão Doce na Rural" (me faz lembrar uma música que dizia assim: '...arruma a mala aê que a rural vai arribá...' ).
O desejo de se aproximar mais do público sempre esteve presente em nossas falas, enquanto atores, porém, já era hora de arregaçar as mangas e fazer valer esse desejo. 
No ano de 2012, realizamos 3 projeto-escola levando para jovens e adolescentes alguns de nossos espetáculos, onde o público foi de escolas particulares e públicas da cidade de Mossoró. Então já estava na hora de levar também para quem estava mais distante do centro cultural de nossa cidade, nossa arte.
Nosso primeiro projeto patrocinado pelo Banco do Nordeste, BNDES e Governo Federal.
Então vamos lá, fazer valer, pensar nos mínimos detalhes, planejar... ufa!... O processo de produção foi bem movimentado.
Selecionar quais comunidades, contactar escolas, organizar material, ensaiar... tão prazeroso começar a realizar algo sonhado por todos... e nosso companheiro 'Frio na Barriga' sempre presente.
Eis, que chega o dia, o primeiro dia de realização. A comunidade foi o Jucuri, na E.M Ricardo Vieira do Couto. Antes, fomos fazer divulgação tanto na escola como também no restante da comunidade... e desde já fomos super bem recebidos.
Dividimos o projeto em dois dias, quinta e sexta, pois os alunos eles não se encontram na escola o dia todo, moram em outras comunidades próximas de Jucuri, isso faz com que o projeto ganhe também uma proporção maior, já que não atendemos somente os jovens de lá, e sim das comunidades adjacentes.
Na quinta feira, iniciamos a Oficina de Iniciação Teatral. 31 Inscritos, dentre eles uma mãe de aluno (que legal) Jogos, atividades rítmicas, Dinâmicas de interpretação, experimentos, músicas rechearam a tarde dos participantes da Oficina. Uma tarde maravilhosa.
Na sexta feira, continuamos a oficina, enquanto os demais integrantes da Cia. chegavam e organizavam o espaço para a nossa apresentação. Surpresa também em receber amigos que sempre nos acompanham indo prestigiar o primeiro dia de nosso projeto, aquela sensação de que não estamos só invadiu a todos. 
Hora de apresentar "Meus Bons Tempo" e o frio na barriga só aumenta. Mas que alegria em ver a escola cheia de alunos, professores, crianças, pais de alunos e demais moradores da comunidade... todos ali esperando o 'teatro' começar...
Escutar o 'silêncio' (se é que me entendem) e o mesmo ser quebrado por risos, e comentários de identificação com o espetáculo, não teve preço. Finalizamos o espetáculo cantando uma música que ensinamos na oficinas - foi mágico e emocionante ouvir a platéia cantar junto, (e a expressão de nosso Coordenador em ver aquilo... realmente foi uma surpresa).
Finalizamos nossa primeira jornada com gosto de quero mais, do quão é importante esse trabalho que estamos realizando, esse foi o primeiro dia, muitas coisas estão por vir, temos muito o que vivenciar ainda, de ensinar, e principalmente de aprender. Isso mesmo.. quero aprender, sempre, e mais e mais e mais.
Agradeço à Deus por essa oportunidade de levar o que amo para todos. 
Ao BNB, BNDES e Governo Federal pelo patrocínio, para que pudéssemos estar realizando esse projeto.
À Poly Sport pelo apoio.
Aos parceiros diretores de escolas, à Fátima Filgueira e demais coordenadores, supervisores e professores.
Aos amigos Jeyzon Leonardo, George Harrison, Júnior Félix, Edson Saraiva, Ramon.
À imprensa por acreditarem e divulgarem o nosso trabalho.
E desde já as demais escolas que estão por vir, por embarcarem conosco nessa viagem...
E aos alunos, jovens adolescentes eufóricos pela descoberta da arte.

Já estamos de malas prontas para próxima parada: Comunidade de São João da Várzea.

Por: Mônica Danuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário