segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

...e que ano hein! (parte 2)

Nesse ano de 2014, a Cia. Pão Doce teve a honra de realizar mais uma edição do nosso Projeto Escola, dessa vez com o Recital "Os Menestréis de Oswaldo", que teve sua primeira montagem no ano de 2009, com a  direção de Júnior Félix. No ano de 2013, ele foi remontado com direção coletiva da Cia. e com novas músicas, novos textos, cenário, figurino e elenco.
A cada ano, o Projeto Escola vem crescendo e tem ganhado a admiração e confiança das escolas mossoroenses, e assim realizamos duas edições anualmente. 
O Recital "Os Menestréis de Oswaldo" é composto com versões inovadoras de canções e textos de Oswaldo Montenegro.


sábado, 6 de dezembro de 2014

Fim de semana com Teatro

HOJE tem espetáculo?

Tem sim senhor!!!

E AMANHÃ também! Oba!

Estaremos apresentando o espetáculo "A Casatória c´a Defunta" hoje na E.E. 30 de Setembro, no bairro Abolição 3, dentro da programação do projeto Mais Cultura, desenvolvido pela 12ª DIRED e o Fotógrafo competentíssimo George Vale. E para fechar esse ano, amanhã estaremos na praça Vigário Antônio Joaquim (Praça da Catedral), dentro os festejos da Padroeira de nossa cidade Santa Luzia.
Não percam! Levem sua família e vão se divertir com o casamento mais malassombroso da redondeza.

 - Sábado dia 6 de Dezembro
16h16 - E.E. 30 de Setembro
Bairro abolição 3.

 - Domingo dia 7 de Dezembro
17h17 - Praça Vigário Antônio Joaquim (Praça da Catedral)
Centro - Mossoró RN

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

...e que ano hein!

Eis que chega Dezembro. Último mês do ano, e que ano hein!
Muitas conquistas, descobertas, muito muito muito trabalho, alegrias, ensaios, montagens, projetos, estreia, Arte!
Momento de avaliar, planejar, organizar a casa para a chegada de 2015. Sim, já.. não podemos parar, o tempo voooooaaa... 
A Cia. Pão Doce aprendeu muito nesse ano de 2014, a caminhada não é fácil, a luta para se viver somente da arte é contínua, dolorosa e cheia de abdicações. 

Iniciamos esse ano brincando com o nosso "Retalhos de Carnaval" - Recital montado no ano de 2011 com direção de Chico Window, para o projeto Recitando no Memorial que acontecia no espaço Cafezal, no Memorial da Resistência. - Recital esse que continua vivo e embalando muitos encontros, eventos e projetos. Realizamos eventos particulares, aniversários e um belíssimo projeto para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude com os jovens dos CRAs no Teatro Dix Huit Rosado.
"Retalhos de Carnaval" tem um texto baseado em contos, músicas, poesias e lembranças reais, utilizando um rico repertório de marchinhas carnavalescas.

Que em 2015, possamos levar mais alegria para o nosso público com o nosso carnaval.

"Venha viver outra vez eternos carnavais... Que carnavais..."
Romero Oliveira
# Mônica Danuta

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Um novo olhar!


Oratório de Santa Luzia 2014 de 04 a 13 de Dezembro, espetáculo encenado no Adro da Catedral de Santa Luzia, sempre após as novenas durante os festejos da padroeira.
Diretor Geral Júnior Félix,
Assistência e Coreografia de Hykaroo Mendonça.
O Oratório resgata a história de Luzia, uma mulher que ignorou os perigos e as normas impostas pelo regime de sua época, para seguir a Deus, abrindo mão de sua riqueza em favor dos pobres. O espetáculo integra a programação da Festa de Santa Luzia, que este ano tem como tema:

‘Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia’ e com o lema ‘Um novo olhar sobre a Paróquia’, as comemorações em homenagem à Virgem de Siracusa serão realizadas no período de 3 a 13 de dezembro, quando a procissão saindo da Paróquia de São Manoel em direção à Catedral encerra a programação. Mais um ano a Cia Pão Doce de Teatro estará presente neste belo espetáculo.

Lâyana de Castro -  Luzia,
Paulo Lima - Pretendente de Luzia,
Lígia Kiss - Nobre e Peregrina,
Raul Davysson - Peregrino,
Mônica Danuta - Santa Ágata,
Chico Window - Sonoplastia.

Aplaudamos todos, com muita alegria! Viva ao Oratório de Santa Luzia 2014!

Lígia Kiss

terça-feira, 11 de novembro de 2014

PALCO GIRATÓRIO

Guerras, Formigas & Palhaços - Grupo Estação de Teatro
Proibido Elefantes - Giradança

Dois grupos potiguares farão parte da programação do Circuito Palco Giratório Sesc 2015, maior projeto de intercâmbio e difusão das Artes Cênicas no país. Os espetáculos “Proibido Elefantes”, do grupo Gira Dança e “Guerra, formigas e palhaços”, do grupo Estação de Teatro, serão apresentados em todos os estados brasileiros, totalizando cerca de 40 apresentações. A novidade foi divulgada após encontro de curadores do Palco Giratório, na cidade do Rio de Janeiro.
O espetáculo “Proibido Elefantes”, do grupo Gira Dança também foi selecionado para abrir oficialmente a temporada 2015 do Palco Giratório, no mês de março, na cidade de Brasília.  Além dos espetáculos selecionados, os dois grupos levarão no repertório “Sobre todas as coisas” (Gira Dança) e a peça infantil “Estação de Contos” (Estação de Teatro).
A circulação desses dois grupos em 2015, colocará na vitrine a produção cênica do RN e o trabalho do Sesc no incentivo à produção artística do estado, abrindo novas janelas para que outros grupos circulem nacionalmente. Desde 2006, quando o Clowns de Shakespeare se apresentou pelo Palco Giratório, nenhum grupo potiguar havia circulado pelo projeto.
Para o diretor artístico do Gira Dança, Anderson Leão, essa seleção é vista acima de tudo como conquista – já que em 2015, o grupo completa 10 anos. “É uma honra levar a cultura do RN pelo país. Nos tornamos  uma referência nacional e por meio do nosso trabalho sério, conseguimos fazer as pessoas conhecerem esses artistas com corpos diferenciados e mudar o pensamento delas. Vai ser um ganho muito importante pro Sesc, pro Gira e pro público”, destacou Leão.
“Participar do Palco Giratório fazia parte do nosso projeto e é a concretização de uma parte dele. Acreditamos muito no trabalho do Sesc, pois o incentivo que a instituição dá ao teatro é essencial.  O grupo está imensamente feliz. Além disso temos certeza que por meio desse circuito colheremos mais frutos”, comemorou o diretor do grupo Estação de Teatro, Rogério Ferraz.
Gira Dança 
Criado em 2005, o Gira Dança é uma companhia de dança contemporânea com sede em Natal, e tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, utilizando o conceito do corpo diferenciado como ferramenta de experiências. O espetáculo “Proibido Elefantes” teve estreia no ano de 2012 e fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos; que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade.
Estação de Teatro
Criado em 2009, o grupo Estação de Teatro estreou o espetáculo “Guerra, formigas e palhaços” no ano de 2013. Com forte teor político e filosófico, sem abrir mão da ludicidade, da subversão e da comicidade, o espetáculo conta a saga de dois militares, últimos remanescentes de um batalhão de combate, que se encontram perdidos em uma guerra à espera de reforços. Porém, quando todas as saídas parecem se fechar, um fato inusitado acontece: o batalhão de dois homens finalmente se depara, estupefato, diante daquele que pode carregar o último fio de esperança.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

InstaDoce



Olá turma!! Agora estamos também com o aplicativo Instagram!!

Publicaremos imagens de ensaios, espetáculos, bastidores, cidades por onde passamos e muito mais!!

Fique por dentro de tudo!!!

Siga a @ciapaodoce no Insta.

Grande abraço à Todos!!



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Sesc Cidadão



Depois de realizar temporada em Mossoró (RN), Apodi (RN), Natal (RN) e Campina Grande (PB), e Caicó (RN), A Cia. Pão Doce está de volta à sua terrinha com "A Casatória c'a Defunta". O espetáculo dirigido por Marcos Leonardo que está há seis meses em cartaz já conquistou milhares de pessoas. e nos dias 15 e 16 de outubro, estará participando do projeto SESC Cidadão com oficinas de teatro e apresentações do espetáculo. Desenvolvido desde 2008, o Projeto SESC Cidadão é uma ação continuada voltada para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 15 anos, de baixa renda, moradores da Comunidade do Fio, situada na periferia do município de Mossoró. A proposta do Projeto é proporcionar uma inclusão social por meio de ações educativas e culturais, apresentando aos beneficiados uma nova realidade voltada para a educação e expressões culturais.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Sesc e Cia.




A Cia Pão Doce de Teatro em mais uma programação cultural do Sesc.
A Casatória c'a Defunta na programação do Aldeia Sesc de Cultura 2014.
Confira!
Agende-se e venha para Caicó-RN
Estaremos juntos com o SESC SERIDÓ!

http://sescrn.com.br/documentos/PROGRAMACAO-ALDEIA-2014.pdf

Por Lígia Kiss

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

MUSICALIDADE

O espetáculo teatral A Casatória c’a Defunta, é marcado por ritmos populares que vão desde as incelenças entoadas pelas carpideiras chorosas, até as mais animadas cantigas de roda. O autor também passeia pelo galope, cavalga até o baião, xáxa no xaxado e e batuca no maracatu. É uma riqueza em ritmos nordestinos soando bem aos ouvidos do espectador. Como disse (e muito bem dito) Tom Zé "Música: a mais alta e evoluída produção humana.",








sábado, 27 de setembro de 2014

LONA ESTRELADA - A RESISTÊCIA





O espetáculo Lona Estrelada - A Resistência é o mais novo sucesso do País de Mossoró. De 24 a 29 de Setembro está acontecendo na cidade, a Festa da Liberdade. O evento conta com a apresentação de quatro espetáculos de rua que contam a história de Mossoró a partir de seus quatro fatos marcantes, respectivamente: Primeiro voto feminino da América Latina, Resistência ao Bando de Lampião, Motim das Mulheres e Libertação dos Escravos.
Nós da Cia. Pão Doce de Teatro, em parceria com a Cia. A Máscara de Teatro e Talentosos Amigos como Marcos Santos, Douglas, Renilson, Osman Carlos e Alyson Pancadinha estamos totalmente envolvidos, encantados e magicamente enlaçados ao espetáculo Lona Estrelada - A Resistência. Dirigido por Jeyzon Leonardo e com texto e música do nosso querido Romero Oliveira, o espetáculo conta de forma lúdica, poética e livre, a história vitoriosa do povo de Mossoró, através da magia do circo e seus artistas que lutam para sobreviver e manter viva a sua arte. O Teatro, a Música, a Dança e o Circo estão juntos para contar a fantástica Resistência do Povo de Mossoró e de qualquer lugar onde essa bela lona estrelada, que alguns chamam de céu, possa cintilar. Em cena; Halterofilista, Mago, Cuspidor de Fogo, Atirador de Facas, Bailarinas, Orquestra, Contorcionista, Domador de Feras e Palhaço contarão à sua forma a histórica resistência mossoroense. Venha ver de perto a Resistência de uma arte e de um povo, plural e encantador, bravo e acolhedor.


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SERÁ UMA LOUCURA DE BOM





Eitaaa que ta bem pertinho!!!!!!!!!!

A Cia. Pão Doce de Teatro está com tudo!!! Após uma temporada encantadora em Campina Grande-PB, os Pãodocinianos farão estréia da comédia de rua A CASATÓRIA C'A DEFUNTA em palco Italiano!

Será no dia 18 de Setembro às 19h:19min no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

Uma sessão Especialíssima para o grupo do whats "Loucuras DeSaboya" e quem mais chegar!!!!! Que maravilha!!!!

O amigo, Chrystian de Saboya, que é nosso parceiro de longas datas, tem 26 loucos grupos no whatsapp! Já pensou no fuzuê?

Morrer de rir com a Cia. Pão Doce de Teatro, É UMA LOUCURA DE BOM!





terça-feira, 2 de setembro de 2014

Malassombro em Campina Grande



A Cia. Pão Doce de Teatro estará participando nos dias 9 e 10 de Setembro, da XI Mostra Ariús de Teatro de Rua - Aldeia Palco Giratório, realizada  em Campina Grande (PB), com o espetáculo "A Casatória C'a Defunta". O Espetáculo contemplado com o Prêmio Fomento de Incentivo às Artes da Prefeitura Municipal de Mossoró, conta de modo lúdico e divertido as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Cinco atores em “pernas-de-banco” levam a magia para as ruas a partir da história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o leva para o submundo. Lá, o jovem irá fazer valorosos amigos e aprenderá uma grande lição, porém está disposto a não desistir do seu amor verdadeiro, mesmo que isto lhe custe a própria vida. O Espetáculo tem direção de Marcos Leonardo de Paula e Texto e Música originais de Romero Oliveira.

Fotografia de George Vale. A Casatória c'a Defunta, no Circuito Cultural Ribeira - Natal, RN.


#Por Romero Oliveira

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Chique é ser Feliz!


    A Cia Pão Doce de Teatro estará presente em mais uma festa badalada, animada e organizada pelo amado Chrystian de Saboya! 
  Já fizemos... "A Benção do Sal", "Toda Felicidade do Mundo", "Burburinho", "Discotecão do Saboya", "Eu Rio" e agora você vai nos encontrar novamente em "Chique é ser Feliz"!!! 
     
  Dia 30 de Agosto no Boulevard em Natal!

    Mas não pense que Mossoró fica de fora dessa, as senhas estão sendo vendidas na nossa terrinha na loja Carmen Steffens localizada no Partage Shopping. 
     Agora corre e vista o look que você quiser e vá sorrindo!!! 

Chique mesmo, é ser feliz!

#Bárbara Paiva

Convite SAM!


Convidamos à todos do Bairro Belo Horizonte!
Vamos compartilhar!
Venham nos assistir!
Vamos rir, refletir, divertir...
Esperamos vocês.

#Lígia Kiss

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Vamos!!!

O Grupo Mulheres em Ação convida...


Amostra Cultural...  
Mais um evento de sucesso! 
A partir das 17h na Praça do Nova Vida;

A Cia. Pão Doce Teatro estará presente apresentando:
"A Casatória c´a Defunta"

Vamos lá pessoal.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Janela da Nobreza!


"Minha palavra predileta: Window!" (Zuzu Chevalier-Viagem Aos Campos de Alfenim da Cia. A Máscara de Teatro)

Com essas palavras inicio meu texto, que nada mais é do que um agradecimento. O "Janela" no seu nome não é à toa, Janela da Alma, de uma nobreza, de um carinho, de uma pureza. Sabe aquele ditado "Ver além das aparências"!? Acho que foi ele que criou, não por ser um exímio escritor, mas por ter o dom de ver em alguém o que nem ela mesma vê! Ora, ele viu em mim, que apesar da "menina ingênua e inexperiente", eu tinha muita força de vontade, não satisfeito me deu desafios. E eu!? Eu aceitei! Uma das coisas que mais gosto de fazer é ouvir suas palavras, suas frases feitas que lhes são tão próprias, tão verdadeiras e principalmente, na hora oportuna. As pausas dramáticas, características de um excelente ator, o que nunca quis ser. Mas artista, o é por completo!!! Minha inspiração de todos os dias, minhas palavras necessárias, porto seguro, Porta-Bandeira! Chegou a hora, de abrir as Janelas para o mundo! Amo um tanto demasiadamente! 


❤️ Bárbara Paiva

sábado, 26 de julho de 2014

Janela Cultural



"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!" 
(Cora Coralina)


Esse é Chico Window, meu amigo, mestre e diretor. Artista mossoroense que leva Janela no nome, janela esta que mostra o homem como um livro, aberto sempre numa página nova, encantadora e misteriosa. Esse é o Chico, o homem Window que vive pela arte desde quando as madeixas preenchiam toda sua arredondada cabeça, hoje lisa e brilhante. Sim, brilhante Window! Esse é Chico! 

Por: Romero Oliveira

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Première

Semana de estreia!!!
Isso mesmo, dia 12/06 começa mais uma edição do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró. Encenado ao ar livre, conta a historia da resistência do povo de Mossoró ao bando de Lampião. A invasão aconteceu em 1927 e até hoje é contada no mesmo local onde a batalha foi travada. O espetáculo é um belo diferencial na programação do Mossoró Cidade Junina. 



"O Chuva", como é carinhosamente chamado, ganhou uma proporção tão grande que hoje é impossível falar do Mossoró Cidade Junina e não lembrar do Musical. O espetáculo tornou-se gigantesco, ganhando atenção da mídia nacional e internacional. Em 2014, a expectativa é atrair além dos milhares de mossoroenses, espectadores de várias partes do Brasil e do mundo, principalmente os estrangeiros torcedores das seleções que jogarão a Copa do Mundo em Natal e Fortaleza. 



O prefeito Rodolfo Fernandes e o cangaceiro Virgulino Ferreira (Lampião), protagonista e antagonista do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, serão defendidos magistralmente pelos atores Aécio Cândido e Jeyzon Leonardo, respectivamente. O espetáculo Chuva de Bala, é digno de cinema, e dirigido pelo mestre João Marcelino, com um currículo inquestionável, esse grande profissional prova humildemente que querer é poder, levantando o espetáculo juntamente com sua equipe em um tempo recorde de 17 dias. 



 Festa, flores e brindes para todos os 80 profissionais envolvidos!!! Então, a partir do dia 12/06 a 29/06, sempre de quinta a domingo, às 21 horas. Venham conferir o espetáculo CHUVA DE BALA 2014!!!

Lígia Kiss

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O Pingo.



Mais uma edição do grande evento cultural junino de Mossoró-RN esta marcado, dia 07/06/14 exatamente ao meio dia. Abertura do Mossoró Cidade Junina. Isso mesmo! O Pingo da Mei Dia já esta sendo aguardado por milhares de mossoroenses. Serão seis atrações musicais distribuídas em três grandes trios elétricos animando a festa. Forró dos Plays, Municipal Santos, Saia Rodada, e não poderiam faltar...    



Dayvid Almeida



André Luví


Renata Falcão

Teremos concurso de trajes juninos, a caracterização é um grande atrativo para os mossoroenses que invadem e colorem toda a Avenida Rio Branco. Os interessados em participar do concurso de fantasias podem fazer sua inscrição até hoje na Secretária de Cultura do Município que está localizada no Centro Administrativo no bairro Aeroporto, pela manhã e tarde. Os jurados do concurso percorrerão o evento dentro do trenzinho da alegria, observando os candidatos. 
Em 2014, o cidade junina chega a sua 18º edição e acontecerá de 07 a 29 de Junho.
Mossoró Cidade Junina é muito mais do que você imagina!!!


Lígia Kiss

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Assombração em Apodi


Nos dias 24 e 25 de maio, a Cia. Pão Doce esteve na cidade do Apodi-RN, a convite da Associação Raimunda Dantas, regida pelo parceiro Alex Cassiano. O Espetáculo foi apresentado no adro da Igreja da Matriz, e foi muito bem aclamado pelo público apodiense. Desde já deixamos o nosso abraço apertado à cada um de vocês. 

A Casatória c’a Defunta é um espetáculo teatral de rua, criado por artistas que se reuniram numa mesma pesquisa com o intuito de descobrir a partir da arte, formas de debater questões que interessam a todos os seres humanos. Este é impulsionado pelas histórias de amor sertanejo, causos de vida e morte, brebotos de calçadas e tantos outros contos e pontos que enriquecem o folclore brasileiro. Nessa perspectiva, objetivamos envolver o público com causos sertanejos, que vão desde a poesia matuta, impregnada de humor, neologismos, sarcasmo, amor e ódio, até cantorias, contos de “malassombro”, piadas e textos de nordestinidade apurada, proporcionando aos espectadores novas sensações e boas reflexões sobre a pós-vida, e sobre a cultura popular e sua preservação.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

É o mundo que gira... Sol.

A Cia. Pão Doce de Teatro continua levando a sua arte para as comunidades rurais do município de Mossoró-RN. O projeto Pão Doce na Rural, iniciou em 2013 patrocinado pelo Banco do Nordeste, e contemplou 10 comunidades rurais com o espetáculo "Meus Bons Tempos". Em 2014 a Secretaria de Educação e do Desporto da Prefeitura Municipal de Mossoró, abraçou este belo projeto e firmou parceria com o grupo, levando o espetáculo "À Luz do Luar" para outras 10 zonas rurais. O Espetáculo é uma aula de história. Cinco amigos resolvem se reencontrar e reviver seus bons momentos num banco de praça e ao som da viola, da luz do luar ao nascer do dia. Enquanto conversam a mágica acontece, e os quatro fatos marcantes da cidade de Mossoró são recontados ludicamente.




quinta-feira, 8 de maio de 2014

Tem Pão Doce no Circuito



A Cia. Pão Doce de Teatro estará neste domingo, dia 11, participando de mais uma edição do Circuito Ribeira,  um evento cultural realizado no bairro histórico da Ribeira, na cidade de Natal, capital do RN. O evento é organizado pelo Centro Cultural DoSol e pela Casa da RibeiraO Circuito tem como objetivo revitalizar o bairro da Ribeira, um dos mais antigos de Natal, através de eventos culturais realizados em parceria com o poder público e a iniciativa privada. 
No período do Circuito Cultural Ribeira, todas as casas de cultura do bairro da Ribeira que participam do projeto, abrem gratuitamente para o público, e o Gira Dança, sob a direção de Anderson Leão, gentilmente sede seu espaço para mais uma assombração!!! O espetáculo "A Casatória c'a Defunta", que será apresentado às 20h.  Os ingressos serão distribuídos 10 minutos antes do espetáculo. Você não pode ficar de fora!!!




segunda-feira, 5 de maio de 2014

Multiplicidade Teatral

Cia Pão Doce de Teatro:
                                                                                    
A Casatória c'a Defunta
Praça Cicero Dias
27 de Março de 2014, Mossoró-RN
             

É no teatro de rua que os atores utilizam os espaços públicos abertos para 
demonstrarem sua diversidade de praticas teatrais, compondo um novo cenário
 urbano e tudo que nele esta contido, transformando a cidade
 em um espaço de encenação.
Cia Pão Doce de Teatro:
 A Casatória c'a Defunta
Praça Memorial da Resistência
27 de Abril de 2014, Mossoró-RN


A influência de EUGÊNIO BARBA (Um autor italiano,
 pesquisador e diretor de teatro.) marcou profundamente os 
grupos que fazem teatro de rua.

"Barba vê o terceiro teatro como pequenas minorias de gente jovem que procuram uma identidade e um próprio modo de expressar; sendo econômica, cultural, política e socialmente descriminadas. Barba acredita que este movimento divergente é uma das potencias culturais teatrais da sociedade, representando a possibilidade para um determinado segmento de uma geração socializar suas necessidades em uma sociedade golpeada pelo desemprego e degradação de valores" (Taviani apu BARBA, 1991 p. 239) 



O teatro brasileiro de rua, tem a marca do grande AMIR HADDAD ( ator, diretor de teatro e teatrólogo brasileiro, um dos criadores do Teatro Oficina)



Com microfone na mão, Amir Haddad coordena uma trupe de atores pelas ruas e praças.

"O ator tem que ser cidadão, ter opinião e participar do mundo"
(Amir Haddad)





Quais as maiores dificuldades encontradas pelo artista de rua?
Primeiro de tudo é a necessidade de um desmonte ideológico na sua postura como artista em relação ao cidadão. É preciso entrar em contato com a cidade em que você vive. Isso parece simples, mas se você pensar nos artistas, eles não entram em contato com nada. Vivem isolados em guetos. E não há contato nenhum com o exterior. Quando você vai pra rua, precisa desmontar sua couraça ideológica. Nós somos encouraçados ideológicos! A ideologia nos constrói, nos amassa e nos faz crer que somos aquilo que ela diz que nós somos. Não! Somos filhos da história e não da ideologia! Fazer um ator entender isso demora muito, mas depois é gratificante. Você trabalha no espaço aberto, não tem fronteiras, não tem quarta parede ou imposições de qualquer tipo. O ator fica a mercê dele mesmo. Por isso, ele tem que ser cidadão, ter opinião e participar do mundo.


Como é a resposta do público?


É quando você tem certeza que está no caminho certo. A resposta da população é fantástica porque ela conhece, se reconhece, cresce, estimula e agradece. Eles se sentem beneficiados com um produto que é direito de qualquer ser humano – apesar de ser sistematicamente retirado dele. Então o apoio é muito grande e isto é o muito gratificante.

Entrevista recente para o Globo Teatro.
http://redeglobo.globo.com/globoteatro/boca-de-cena/noticia/2014/03/o-ator-tem-que-ser-cidadao-ter-opiniao-e-participar-do-mundo.html





#LigiaKiss
















quarta-feira, 30 de abril de 2014

Trabalhando no 1º





Programação Cultural do SESC MOSSORÓ!
Imperdível Assombração.

http://www.sescrn.com.br/anima-interna.php?n=72494




#LigiaKiss