segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Diário de Bordo - por Flávia Maiara

Olá queridos leitores,
Nossa companheira Flávia Maiara, seguiu rumo à Toronto - Canadá, para uma experiência de três meses por lá. Então, iremos acompanhar suas aventuras, experiências e descobertas em um país bastante desenvolvido.
...

Hoje, dia 12/08/2012, faz 20 dias que estou em Toronto-Canadá. Desde os primeiros dias que estou aqui observo as coisas, as casas e as pessoas atentamente. É superinteressante poder observar uma cultura que não faço parte.

Eu vim com a minha avó paterna, para passar três meses. Estou na casa do meu tio Elói, que é casado com Chris .Dois homens casados? Isso mesmo. Aqui as pessoas tem liberdade para se relacionar com qualquer pessoa. Casais héteros e gays. As pessoas aqui são livres, e ninguém fica reparando na vida alheia.

As casas possuem três ou quatro pisos. As pessoas são educadas e gentis, ate mesmo ao atravessar a rua, quem vem de carro faz questão de parar para que possamos passar. As ruas não têm buracos e o transporte publico funciona com muita eficiência. Aqui tem educação publica e saúde publica de qualidade, pra quem é cidadão Canadense, é claro.
Vi uma coisa muito interessante e não acreditei que estava vendo! No centro do Egliton, na rua da escola onde vou estudar, a Hasa Language Center, tinham caixas eletrônicos no meio da rua, quase numa esquina! Eu fiquei me perguntando: Como assim? Quando as pessoas sacam o dinheiro, não vem ninguém tomar? (risos) O Chris, que estava comigo, respondeu: Não. Aqui são comuns caixas eletrônicos nas ruas. Eu fiquei abismada, e disse pra ele que não imaginava que isso existia.
Nós estávamos indo ate a escola onde irei estudar, para fazermos a matricula. Ao chegar à escola tive que fazer uma prova com 50 questões em uma hora, para a escola poder me direcionar ao nível necessário. O resultado foi bom, a escola tem 10 níveis e eu fiquei entre o nível 3 e o 4, diferenciado em conversação, gramatica e vocabulário.
A segurança aqui é muito boa. Outro dia eu vinha no metrô e tinhas um senhor e uma senhora, com os cabelos bem branquinhos, lendo num Ipad dentro do metrô, tranquilamente. Eu fiquei meio assustada, esperando o pior, claro, que alguém fosse assaltar sei lá. Já teve uma noite de eu vir com o meu tio umas 12:30 da noite, e vinha uma umas menininhas ouvindo musicas com celulares e Ipods dentro do metrô, sozinhas, seguras de que nada iam acontecer com elas.
Já passeei muito, já conheci vários lugares, como por exemplo o High Park, eh um parque muito lindo, com muitas flores, fontes e restaurantes. Tem flores agora porque aqui acabou de sair da primavera, e algumas flores estão resistindo ao verão. No outono as folhas mudam de cor e caem. No inverno a neve toma de conta de todas as ruas e parques.
 Já fui também a restaurantes de outras culturas, como comidas vietnamitas, o interessante daqui é que existe um grande multiculturalismo, então encontramos pessoas de todos os lugares do mundo, em comércios, shoppings, restaurantes. 49% da população de Toronto não são daqui, nasceram em outros países e hoje moram, estudam e trabalham aqui.
Hoje fizemos uma viagem em família, fomos para uma cidade vizinha chamada St. Jacobs. La existe uma comunidade que ainda vive sem energia e água encanada. Ainda andam de charretes e usam roupas pretas e antigas. A comunidade se chama THE MENNONITE PEOPLE (POVO menonitas). Eles não gostam de fotografias, e só se casam com pessoas como eles, para conservar a cultura e a religião, que é o maior motivo deles serem assim: a religião.
Amanhã, 13/08/2012 será o meu primeiro dia na escola Hansa. Vamos seguir!


Saudações 
Flávia Maiara




Nenhum comentário:

Postar um comentário