segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Passeios por Toronto - (Diário de Bordo por Flávia Maiara)


Bom, depois do primeiro dia de aula, segui a semana indo para escola todos os dias as 7h da manhã, e retornando a tarde sempre ao som brasileiro( Chico Buarque, Roberta Sá, Maria Rita, Chico Science & Nação Zumbi). Na escola solicitei a mudança de classe, em conversação e em vocabulário, onde achei muito melhor porque os professores são ótimos! A cada aula, fui gostando mais e mais de estar na escola, pra quem detestava inglês, agora já vejo com outros olhos. Ai você me pergunta: Se não gosta de inglês, porque foi pro Canadá estudar inglês? E Eu respondo: a gente não faz só o que gosta, e sim o que precisa, e aprender nunca é demais! Com o tempo você começa a gostar daquilo que não gosta, e a vida segue...
Sexta feira a noite tinha um passeio de barco, onde haveria uma festa, se chama Boat party! Então, combinei com minha amiga Alessandra, também brasileira e seu esposo, de nos encontrarmos na estação Spadina, para de lá seguirmos no metrô para o Sul, onde pegaríamos mais um streetcar(bonde) 509 ou 510 para chegar no local de pegar o barco. Foi ai que começou a aventura. No papel que a escola nos entregou tinha as informações de endereço e de quais estacoes e bondes pegar, inclusive a rua que deveríamos descer. Mas os streetcars estavam em reforma neste local, então pegamos um ônibus 509, que faria a mesma rota. Só que houve um detalhe, o ônibus não passou na rua que deveríamos descer ai começamos a nos preocupar porque a rua não chegava, e correríamos o risco de perder a hora do embarque. Comerei a rir, e Alessandra e Felix falando que já tínhamos passado do ponto! Resultado: fomos ate o final da estação, onde todo mundo desceu do ônibus! (risos) La nos informamos e pegamos um outro ônibus, também 509 para tentar acertar o caminho voltando! Foi muito engraçado. Quando nos aproximamos da Avenida Spadina, onde era pra ter descido na ida, o aperreio foi grande para descer! O horário de embarque era as 19h30min e já era 19:40, então saímos correndo para encontrar o porto onde estava o barco Wayward Princess. Sorte nossa que tinha muita gente pra ir, e ao chegar ainda encontramos uma fila... UFA! Foi por pouco, eu ri muito!! O tempo todo! Se tivéssemos perdido a viagem, iríamos aproveitar pra jantar e nos divertir mais ainda! 
Embarcamos num passeio que visualizava toda uma parte da cidade de Toronto, e de lá víamos também o CN Tower aceso e colorido, sempre mudando de cores. A festa no barco durou ate meia noite, foi a hora que desembarcamos, no barco tinha banheiros, bebida, comida, dançamos muito e rimos muitos. Vocês precisavam ver os japoneses e os mexicanos dançando. Na escola tem aluno de todo canto do mundo, é claro que rolou musica de todo canto também! Inclusive brasileira. Contei 11 brasileiros no barco!




A volta pra casa foi tranquila, impressionante como depois de meia noite, e as ruas, os ônibus e os metrôs ainda estão com muitas pessoas andando tranquilamente .Segurança 10!
Peguei o 509, os 2 metrôs, mais um ônibus, e caminhei 3 minutos no friozinho de 16 graus ate em casa.
No sábado estudei pela manha, saímos para almoçar comida Vietnamita e depois fomos às compras no maior shopping da cidade, um dos maiores do mundo, o Yorkdale Shopping Centre, Zona norte.

A noite do sábado foi muito especial para mim! Assisti a estreia de “aCORdo invisível da Cia pão Doce de teatro via Skype! AO VIVO!!! Uhru! Com a companhia da minha avo querida!
Cantamos as musicas juntas e nos emocionamos juntas, e as vezes deixava escapar alguns trechos recitados. Foi lindo! Veio em minha memoria os pedaços de papeis(poesias) colados que levei pra casa pra digitar e por em ondem... Saudades...
Adorei ter visto meus parceiros de trabalho e todas as outras pessoas q fizeram questão de ir falar comigo no skype. Saudades de todos vocês. Daqui a pouco tia Flavia volta para dar continuidade aos trabalhos!

Agora preciso estudar!
Kisses

domingo, 19 de agosto de 2012

Vamos sentir juntos...


Cantando o amor...

Olá amigos.
Enfim estreamos! "aCORdo Invisível - Quintana Canta o Amor" com muito carinho e dedicação.
A noite estava bastante agradável, familiares, amigos e apreciadores da arte na plateia.
Agradecemos a cada um por compartilharmos juntos momentos tão simples (e marcantes) da vida.
E estaremos cantando o amor também nos dias 24 e 31 de Agosto, às 22h no Memorial da Resistência.





Fotos: George Vale, Júnior Félix, Bárbara Paiva e Maíra Dias.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Primeiro dia de Aula (Diário de Bordo - por Flávia Maiara)


Ola!
Ontem foi o meu primeiro dia da escola Hansa Language Centre. Sai de casa às 07h15min da manhã, peguei ônibus e desci na estação Runnymede, onde peguei o metrô, desci na estação Yonge, peguei outro metro e desci na estação Egliton, andei dois quarteirões, e enfim, cheguei à escola às 8h. Ufa!
Como falei, a escola tem 10 níveis, incluindo conversação, gramatica, vocabulário e outros. Assisti a primeira aula as 08h30min na sala 508 de conversação nível 4 e professor Peymen, a segunda na sala 207 de gramatica nível 2 as 9:30 e professor Josh e a terceira aula na sala 504 de vocabulário 4, professor Janson as 10:30.
Na aula de conversação, eu entendi quase tudo, mas não tenho pratica de falar muita coisa. Adorei a aula de gramatica, o professor eh super educado e atencioso, mas não gostei da aula de vocabulário, na verdade eu não gostei foi do professor.
Depois da aula fui procurar um lugar para almoçar, detalhe fiz o pedido pensando que ia comer filé de carne, veio filé de peixe! Ri sozinha, é claro! Mas estava ótimo!
Apos fui passear nas lojas do shopping da Eglinton, olhar e olhar, porque as compras serão depois! Voltei para escola às 14h, às 14:30, tinha um passeio para a CN Tower!!!
A mais alta torre sem sustentação DO MUNDO! Oferece uma vista fantástica de ate 160km ao seu redor, ou seja , a cidade toda vista lá de cima, possui um piso de vidro, onde o solo fica a 342m abaixo, para quem tem nervos de aço! (risos) Para subir, usamos elevadores com paredes de vidro, filmei apenas 53 segundos de viagem, mas tem uma escada interna, caso você esteja disposto a subir 1.769 degraus! Hahaha...
Bom, com 553 metros de altura, o NC Tower eh a construção mais alta do mundo e uma das maiores atrações turísticas do Canada.
Nesse passeio conheci a Alessandra e seu esposo, que também estão estudando na mesma escola que eu, brasileiros e gentis. Me diverti pra caramba, inclusive quando um japonês tentava se comunicar comigo .Pensei: eu falando português e aprendendo inglês, e ele falando japonês e aprendendo inglês... Que mistura é essa? Danou-se! kkkk Eh claro que as frases das conversas foram curtas!
Depois das fotos e curiosidades, resolvi voltar pra casa, tinha que me virar pra voltar sozinha, e pegar o metrô correto é claro.
E de volta pra casa, tranquila e cansada de andar, voltei ouvindo um sambinha da minha terra, com Roberta Sa, porque sou BRASILEIRA!
Agora vamos ao trabalho, porque não posso parar o serviço do estagio no Expressions of Brazil (http://www.brasilnocanada.com.br/ ). Por enquanto trabalhando em casa.
Bye bye!
Kiss

Flávia Maiara





segunda-feira, 13 de agosto de 2012

"Voz, Corpo e Consciência"

Olá amigos, 


Oficina "VOZ, CORPO E CONSCIÊNCIA", em Mossoró.
Ministrante: Dudu Galvão (Clowns de Shakespeare)
Período: 24 a 26 de agosto de 2012
Local: Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró.
Investimento: R$ 30,00 (Trinta Reais)
Vagas: 25 - 30
Público-alvo: atores iniciados, bailarinos, performers, cantores, a partir dos 16 anos.
Contatos: Ligia kiss 8833-4391 ligia.kiss@hotmail.com
Entrega de certificados.
Horários: Sexta 18h às 22h/ Sábado 8h às 12h/ Domingo 9h às 12h


Inscrições até dia 23 de Agosto

Apresentação 


 A oficina Voz, Corpo e Consciência é mais uma atividade formativa desenvolvida pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, dentro do Projeto Balaio Teatral - Manutenção Clowns de Shakespeare,  patrocinado pela Petrobras, ministrada pelo ator e integrante do grupo, Dudu Galvão. O trabalho visa atingir atores iniciados, mas também bailarinos, performers, cantores, e artistas que desejam entender e aperfeiçoar sua consciência corporal para estar em cena. É importante salientar que a oficina não se propõe a trabalhar interpretação como foco principal, mas sim, através de algumas técnicas, exercícios e treinamentos, conscientizar esse corpo cênico do ator, ou seja, deixá-lo pronto para o trabalho de atuação. A oficina tem a duração de três dias, de 24 a 26 de agosto, e acontecerá no Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró, em horários alternados. As inscrições já estão abertas, o valor do investimento é R$ 30,00 (trinta reais). Como as vagas são limitadas, sugerimos enviar para ligia.kiss@hotmail.com uma carta de intenção, contendo informações úteis sobre sua vida profissional e os motivos que o levou a se interessar pela oficina, para somente servir como seleção, caso o número de inscrito supere o número de vagas disponíveis. O valor da inscrição deve ser feito após o envio desta carta para efetivar sua participação. O prazo para inscrição e envio das cartas vai até o dia 23 de agosto.
Objetivo
Desenvolver uma um consciência corporal nos atores, através de exercícios de preparação física e psicológica para o bom aproveitamento da cena. Como consequência, dotar o ator de um treinamento consciente do seu dia-a-dia como profissional do teatro.
O Treinamento
-   Serão utilizados exercícios de preparação do tônus muscular, que envolvem o alongamento, equilíbrio, força e flexibilidade, fatores importantes para a construção de um corpo mais consciente e preparado;
-           Exercícios vocais e corporais, desenvolvidas ao longo do trabalho dos Clowns, assim como de outras vertentes da expressão corporal , como, por exemplo, a dança;
-           Exercícios de dinâmica física, consciência rítmica e percepção muscular;
-           Exercícios de construção de atmosferas psicológicas;
-           Exercícios de locomoção e memória muscular;
-           Atuação, como resultado expresso dos exercícios vocais e corporais.
-           Registro em diário de bordo
 Necessidades
-           Roupas leves para atividade física
-           Uma garrafa de água, ou copo pessoal
-           Meias
-           Um caderno e caneta para anotações

Desdobramentos
            Como resultado do trabalho serão construídas cenas curtas que serão apresentadas e que farão parte do processo de avaliação entre o grupo, no último dia.




Saudações Teatrais

Diário de Bordo - por Flávia Maiara

Olá queridos leitores,
Nossa companheira Flávia Maiara, seguiu rumo à Toronto - Canadá, para uma experiência de três meses por lá. Então, iremos acompanhar suas aventuras, experiências e descobertas em um país bastante desenvolvido.
...

Hoje, dia 12/08/2012, faz 20 dias que estou em Toronto-Canadá. Desde os primeiros dias que estou aqui observo as coisas, as casas e as pessoas atentamente. É superinteressante poder observar uma cultura que não faço parte.

Eu vim com a minha avó paterna, para passar três meses. Estou na casa do meu tio Elói, que é casado com Chris .Dois homens casados? Isso mesmo. Aqui as pessoas tem liberdade para se relacionar com qualquer pessoa. Casais héteros e gays. As pessoas aqui são livres, e ninguém fica reparando na vida alheia.

As casas possuem três ou quatro pisos. As pessoas são educadas e gentis, ate mesmo ao atravessar a rua, quem vem de carro faz questão de parar para que possamos passar. As ruas não têm buracos e o transporte publico funciona com muita eficiência. Aqui tem educação publica e saúde publica de qualidade, pra quem é cidadão Canadense, é claro.
Vi uma coisa muito interessante e não acreditei que estava vendo! No centro do Egliton, na rua da escola onde vou estudar, a Hasa Language Center, tinham caixas eletrônicos no meio da rua, quase numa esquina! Eu fiquei me perguntando: Como assim? Quando as pessoas sacam o dinheiro, não vem ninguém tomar? (risos) O Chris, que estava comigo, respondeu: Não. Aqui são comuns caixas eletrônicos nas ruas. Eu fiquei abismada, e disse pra ele que não imaginava que isso existia.
Nós estávamos indo ate a escola onde irei estudar, para fazermos a matricula. Ao chegar à escola tive que fazer uma prova com 50 questões em uma hora, para a escola poder me direcionar ao nível necessário. O resultado foi bom, a escola tem 10 níveis e eu fiquei entre o nível 3 e o 4, diferenciado em conversação, gramatica e vocabulário.
A segurança aqui é muito boa. Outro dia eu vinha no metrô e tinhas um senhor e uma senhora, com os cabelos bem branquinhos, lendo num Ipad dentro do metrô, tranquilamente. Eu fiquei meio assustada, esperando o pior, claro, que alguém fosse assaltar sei lá. Já teve uma noite de eu vir com o meu tio umas 12:30 da noite, e vinha uma umas menininhas ouvindo musicas com celulares e Ipods dentro do metrô, sozinhas, seguras de que nada iam acontecer com elas.
Já passeei muito, já conheci vários lugares, como por exemplo o High Park, eh um parque muito lindo, com muitas flores, fontes e restaurantes. Tem flores agora porque aqui acabou de sair da primavera, e algumas flores estão resistindo ao verão. No outono as folhas mudam de cor e caem. No inverno a neve toma de conta de todas as ruas e parques.
 Já fui também a restaurantes de outras culturas, como comidas vietnamitas, o interessante daqui é que existe um grande multiculturalismo, então encontramos pessoas de todos os lugares do mundo, em comércios, shoppings, restaurantes. 49% da população de Toronto não são daqui, nasceram em outros países e hoje moram, estudam e trabalham aqui.
Hoje fizemos uma viagem em família, fomos para uma cidade vizinha chamada St. Jacobs. La existe uma comunidade que ainda vive sem energia e água encanada. Ainda andam de charretes e usam roupas pretas e antigas. A comunidade se chama THE MENNONITE PEOPLE (POVO menonitas). Eles não gostam de fotografias, e só se casam com pessoas como eles, para conservar a cultura e a religião, que é o maior motivo deles serem assim: a religião.
Amanhã, 13/08/2012 será o meu primeiro dia na escola Hansa. Vamos seguir!


Saudações 
Flávia Maiara




sábado, 11 de agosto de 2012

'Cora e Chico' na 8ª Feira do Livro

Dia 9, a Cia. Pão Doce de Teatro levou para o stand da UFERSA, na 8ª Edição da Feira do Livro "Os Amores de Cora e Chico". Uma roda de conversa sobre Poesia em Blog, onde contou com a participação de alguns poetas da cidade de Mossoró e dois jovens talentos Fabrício Varella e Caio Felipe. Esses dois são blogueiros.

Imagens por Fabrício Varella!

sábado, 4 de agosto de 2012

aCORdo Invisível - Quintana Canta o Amor

Aqui, Romero Oliveira recita "Poeminha Sentimental" de Mário Quintana.


Se eu fosse definir Mário Quintana em poucas palavras, usaria algo que o próprio escreveu

"Quando abro a cada manhã a janela do meu quarto
É como se abrisse o mesmo livro
Numa página nova..."


Vem aí, ACORDO INVISÍVEL - Quintana Canta o Amor

Dias 18, 24 e 31 de Agosto de 2012